O Aluno do EaD

As dimensões continentais do território brasileiro e as características regionais dificultam, sobremaneira, o acesso ao ensino presencial, desde o mais básico curso primário até o ensino médio. Muitas escolas, além de distantes, são precárias em recursos materiais e humanos. Mais difícil ainda é quando se trata de escolaridade em nível superior e formação profissionalizante.

Nos grandes centros urbanos, outros aspectos de origem socioeconômica criam dificuldades ainda maiores, mesmo o aluno estando geograficamente perto das fontes de ensino presencial.

Cabe aos interessados em efetivamente aprender, buscar sua própria formação cultural e profissional pelos meios que lhes sejam viáveis e factíveis, tanto em recursos, condições, exigências, distâncias e periodicidade, quanto em conteúdo adequado a sua realidade e facilitado a sua percepção, principalmente se a busca estiver vinculada à capacitação e à evolução em plano de carreira profissional.

O ensino a distância (EaD), agora com a internet acessível aos mais distantes rincões, como ferramenta facilitadora, em conjunto com tantas outras mídias, reduz, com eficácia, as dificuldades de acesso ao ensino, dependendo única e exclusivamente do interesse e da persistência de quem queira de fato aprender.

No EaD, não há chance para a passividade; ou o aluno vai atrás da informação, aprende a aprender ou não avança no aprendizado. É sabido que aprendizagem ativa (em que o aluno pesquisa, lê, escreve, busca, faz exercícios, questiona e responde) é superior à aprendizagem passiva (o aluno apenas ouve e olha para o professor).

O aluno do EaD é, por natureza do aprendizado, uma pessoa mais disciplinada, comprometida com os seus princípios e dotada de valores intransigentes de autoajuda, em conformidade com suas metas de vida e com seus sonhos, cujo objetivo primordial é o autodidatismo, junto com uma imbatível vontade de vencer na vida.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: